Em 2017, aconteceu a tragédia da morte do Lucas após engasgar com cachorro-quente em um passeio escolar. A mãe Alessandra Zamora lutou por uma lei que capacitasse os profissionais da área escolar para primeiros socorros, evitando assim que acontecesse outros casos como este, evitando que outras famílias passassem por esse mesmo sofrimento.
Existe uma possível hipótese que o menino poderia ter sobrevivido, caso algum profissional escolar tivesse aplicado métodos como manobras de ressuscitação cardiopulmonar ou as manobras contra o engasgo, conhecida como manobra Heimlich.
Por essa razão, a mãe do Lucas não se cansou em busca de uma lei para evitar outras tragédias como essa, e foi aí que surgiu a Lei Lucas, onde todos os profissionais escolares devem fazer cursos de primeiros socorros para sua escola.
Desde 2018, é obrigatório que as escolas, berçários e creches apliquem a Lei Lucas no estabelecimento, pelo menos 1/3 dos profissionais precisam estar habilitados para primeiros socorros, prevendo assim novas fatalidades e trazendo mais segurança tanto para crianças como para os adolescentes.
Hoje a nossa empresa está com mais de 10 anos de atuação com Cursos de Primeiros Socorros para empresas de diversos segmentos em todo Brasil.
Diante da repercussão da morte do Lucas, a equipe de Instrutores da MSEG (Que é composta por médicos, bombeiros militares, profissionais de enfermagem, profissionais de segurança do trabalho, pedagogos, nutricionistas, e outros profissionais) desenvolveu em parceria com escolas parceiras, o primeiro Curso de Primeiros Socorros Escolar 100 % customizado para o ambiente escolar.
Nosso Curso aborda tanto os principais acidentes e emergências que ocorrem em Instituições de Ensino e Recreação Infantil quanto os principais tópicos de Segurança no Ambiente Escolar. Além de incêndios e emergências em cantinas e cozinhas.
Quase 4 mil crianças morrem no Brasil todos os anos por alguma espécie de acidente. Nosso objetivo com o curso para primeiros socorros escolar é trazer maior segurança para crianças e adolescentes dentro do espaço escolar, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com diversas ocasiões emergenciais.
A Lei Lucas foi sancionada pelo presidente Michel Temer, no ano de 2018 ocorreu a regulamentação no mês de outubro, os estabelecimentos tiveram 180 dias para poderem se adequar à nova regra.
Desde 2019 é obrigatório em todo o Brasil a implementação da Lei Lucas nas escolas.
É de responsabilidade do colégio e local de recreação a realização das aulas para capacitação dos profissionais para aquisição do curso de primeiros socorros para ambientes escolares.
O descumprimento das normas poderá acarretar consequências como notificação e multa, e em alguns casos até a cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.
Evite transtornos e multas, entre em contato com nosso curso e capacite já os seus profissionais em um curso bem estruturado para primeiros socorros em ambiente escolar.