A escola do seu filho está com o curso da Lei Lucas

A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado com um cachorro-quente em uma excursão de sua escola. As professoras que estavam ali presentes e que acompanhavam os alunos não sabiam como fazer diante do ocorrido e com isso não conseguiram salvar a vida do garoto.

Lucas chegou a ser levado ao hospital, mas o mesmo teve 7 paradas cardíacas em menos de 1 hora, o que resultou em sua morte.

A tragédia levou a Mãe do garoto a lutar para proteger outras crianças dessa tragédia. O empenho dessa mãe resultou com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após vários anos de luta. Todas as escolas devem se adequar a essa Lei, evitando assim outras tragédias como o de Lucas.

A obrigatoriedade da implementação da Lei Lucas foi estabelecida, em outubro de 2018, após a aprovação da 13.722, tornando assim obrigatório o treinamento em primeiros socorros para os profissionais escolares nos estabelecimentos para crianças e adolescentes, trazendo maior segurança aos mesmos no estudo e na área recreativa.

As escolas podem também tomar outras atitudes para melhoria na segurança dos alunos, tais como: equipamentos contra incêndios, proteção em área de circuitos elétricos, mesas com cantos arredondados, limpeza de ambientes com vegetação alta que trazem mosquitos e outros animais peçonhentos, entre diversas outras atitudes de segurança, ajudando a evitar acidentes com crianças e adolescentes na escola.

O treinamento de primeiros socorros inclui procedimentos em casos de diversos tipos de emergência, tais como: atropelamentos, queimaduras, engasgos, cortes profundos, etc… enquanto o profissional aguarda o atendimento médico

No 2° artigo da Lei Lucas informa que o conteúdo dos cursos de primeiros socorros básicos deverá ser condizente com a natureza e a faixa etária do público atendido.

A escola do seu filho é considerada segura?

É um dos pontos que a maioria dos pais usam como ponto positivo ou ponto negativo no momento de escolher uma instituição escolar para seus filhos. Vale lembrar alguns pontos básicos de segurança que deve ser avaliado pelos pais ao escolher a escola para seus filhos, como se a escola possui alarme, sinalizações adequadas, extintores em pontos estratégicos, e hidrantes em caso de alguma espécie de incêndio. Lembre-se que seu filho passará boa parte de suas 24 horas dentro de uma instituição, é de extrema importante realizar uma boa escolha com base na segurança como base de seus critérios, primeiramente o ensino e depois segurança.

Não perca tempo e não fique de fora correndo risco de notificações e multas ou até mesmo a cassação do alvará de funcionamento da sua escola, e realize um treinamento eficaz para seus profissionais estarem aptos para emergências que podem acontecer a qualquer momento e qualquer lugar, o que poderá salvar uma vida com um simples ato de quem entende as manobras corretas de primeiros socorros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?